Random Posts

3/random/post-list

O Chow Chow é uma das raças de cachorro que estão em extinção, existe mais 23 raças que estão à beira de sumir do mapa.





    Pensou que só os norte-coreanos comiam cachorro? Errou. Na Tailândia, a espécie canina está ameaçada de tanto abastecer os mercados de carne da China e do Vietnã, onde já quase não é vista. Por ano, são contrabandeados cerca de 1 milhão de animais. 


A maioria das raças puras só sobrevive graças a criadores. Após surtos de procura por parte dos compradores, os criadores partem para outras variedades e o animal some. Cães de caça e pastoreio estão em baixa desde o fim das monarquias. E os totós lançados na Era de Ouro de Hollywood, como o sealyham terrier e o welsh corgi, tentam resistir à indiferença do grande público.

Frutos de cruzamentos quase sempre provocados pelo homem, os cães de ataque são ameaçados pelas proibições. Países como Inglaterra e Dinamarca já baniram algumas raças e intensificaram o controle de quem cria as que sobraram. Na Oceania, cachorros ferozes vindos do exterior são proibidos e, no Brasil, há projetos para vetar pit bulls e rottweilers.


Na Indonésia, Filipinas e Malásia, cães também vão para a mesa, porém só no inverno e em festas de fim de ano.

CÃO CHINÊS DE FU - Guardiões dos templos, eram sacrificados para afastar os maus espíritos. Hoje, resistem apenas no norte da China.

CHOW CHOW - Em queda na China, seu país de origem, tem a carne apreciada na Manchúria e na Mongólia. Linhagens puras são preservadas em mosteiros.

JINDO GAE- Isolados numa ilha da Coreia do Sul, centenas desses cães são protegidos por lei para não terminarem como sopa na Coreia do Norte.

FORMOSAN - Declarada extinta quatro vezes, a raça não é comida em Taiwan desde 2004. O governo proibiu seu consumo após sobrarem só 46 exemplares.

CÃO DE CRISTA DORSAL - Nativo da Tailândia, foi atestado valioso em 2003. Desde então, esforços são feitos para procriar menos de mil cães isolados.

PUNGSAN - Típicas de geleiras, as centenas restantes têm como inimigos os tigres siberianos e os chefs de restaurantes afrodisíacos.


(Poi Havaiano)

POI HAVAIANO (EXTINTO) - Esse cão troncudo e de focinho curto lembrava um porco. Era uma caça fácil nas ilhas do Pacífico e desapareceu com a saciedade dos índios polinésios.
TOSA INU - O instinto de briga presente nesta raça japonesa é o que a impede de retornar à Austrália. Por lá, sucumbiu entre as décadas de 1930 e 1950.

FILA BRASILEIRO - Ilegal na Nova Zelândia e Trinidad e Tobago, é um exterminador da fauna silvestre. Nos últimos 30 anos, a população caiu para menos da metade.

CANE CORSO - Bestas de arena, esses cães de caça não são estimados no norte da Europa e foram quase extintos na década de 1970. Restam poucos no sul da Itália.

CÃO-LOBO - Nome genérico para as raças quase selvagens malamute e esquimó canadense, crias de cães com lobos. Restam menos de 300 no Alasca.

BOERBOEL - Derivada dos mastins, essa raça enfrenta touros e cavalos. Em 1983, foram registrados 72 cães na África. Na Dinamarca, desapareceram em 2010.

DOGUE CANÁRIO - Silencioso e ágil como um gato, vem decaindo desde 1970. Repelidos da Noruega, centenas deles patrulham sítios nas Ilhas Canárias.

ANTIGO BULDOGUE INGLÊS(EXTINTO)- A primeira leva dessa raça no mundo era ágil e tão feroz que o Vaticano a considerava uma afronta. Proibida na Europa, sumiu no início do século 20.

STABYHOUN - Em 2011, foram contados pouco mais de 3 mil em fazendas do norte da Holanda. Caçadores ricos os mantinham para perseguir raposas.

OTTERHOUND - Nos anos 70, com a proibição da caça à lontra no Reino Unido, essa raça de esporte quase se perdeu. Mil exemplares vivem adaptados em casas.

PODENGO PORTUGUÊS - Em 2009, haviam restado só 500 cães da versão pequena no Reino Unido - a maior concentração no mundo. Eram mascotes das expedições imperiais.

PASTOR DA MANTIQUEIRA - Descendentes de cães de boiada europeus, escoltavam desbravadores pelas serras brasileiras. Restam centenas.

SKYE TERRIER - Eficaz no controle de pragas do século 19, o xodó da rainha Vitória da Inglaterra pode sumir em 40 anos. Em 2005, apenas 30 nasceram no mundo.

SEALYHAM TERRIER - Nos anos 60, essa raça caiu nas graças de astros como Elizabeth Taylor e Alfred Hitchcock. Em 2008, haviam sobrado 43.

PAISLEY TERRIER(EXTINTO)- Cachorro de colo das madames da Era Vitoriana, esse pequeno caçador de ratos perdeu o posto no final do século 19 para os yorkshires.

TOY TERRIER INGLÊS -Amantes desta raça, monitorada desde os anos 50, realizaram em 2003 inseminações artificiais entre cães dos EUA e da Inglaterra para que ela não acabasse.

SETTER IRLANDÊS -No século 19, só o padrão de pelo ruivo era aceito. Ele se extinguiu, mas foi retomado após a 2ª Guerra Mundial graças a genes puros encontrados em cães malhados.

SAPSALI -Massacrada pelo Japão em 1945, esta variedade coreana driblou a extinção em 1990. Vacinas contra vírus gestacionais garantiram a fecundação de 50 cães.

Fonte: Mundo Estranho.