Sentar na privada de um banheiro público pode parecer uma ideia maluca, quase impensável para algumas pessoas. De acordo com um antigo estudo britânico, realizado em 1991, 85% das mulheres que frequentavam uma clínica de ginecologia disseram usar o banheiro agachadas, enquanto 12% cobriam a privada com papel antes de se sentar. Só 2% das entrevistadas confirmaram que apoiavam, de fato, no assento. Mas será que é mesmo preciso forrar a privada com um pedaço de papel ou deixar de usar esses banheiros? Você pode realmente contrair doenças em banheiros públicos? Se sim, a quais tipos de problemas você está exposta? O tabloide americano The New York Times levantou essa questão e explicou se isso é mesmo possível.
É possível pegar doença em banheiro público?
As chances de pegar doenças usando o vaso sanitário são pequenas, e, segundo o microbiólogo Jason Tetro, não existe o perigo de se contrair uma infecção, a não ser que a pessoa lambesse o assento. Isso porque não haveria porta de entrada no corpo para permitir o contato com bactérias. Os riscos só se tornariam reais se as genitálias tivessem contato com a privada.
No entanto, pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos. Muitas vezes o grande risco está na descarga, já que as gotículas espalhadas por ela poderiam infectar mãos e outras partes do corpo. Má higienização do ambiente e do corpo após o contato também oferece um risco muito grande.
Como evitar?
Carregar na bolsa um lenço antisséptico ou ainda pressionar a descarga com um pedaço de papel ou com o cotovelo e logo após também utilizar o papel para encostar em outras superfícies, inclusive a maçaneta da porta, são algumas alternativas para evitar uma possível contaminação. Além disso, procure fechar a tampa da privada antes de dar descarga, isso porque a força da descarga de alguns banheiros podem levar para fora gotículas praticamente invisíveis, que voam por mais de um metro.
É preciso também atenção para o contato de cortes abertos com o vaso sanitário, uma vez que os germes podem ser levados até a boca, nariz ou olhos por meio das mãos.
Doenças transmitidas em banheiros
HPV - O HPV pode ser adquirido com o uso do banheiro público, embora as chances sejam mínimas
Importante: A AIDS NÃO pode ser contraída pelo uso de banheiros públicos. Não existem evidências médicas que apontem a infecção de doenças venéreas em assentos sanitários
Na teoria, o ebola também poderia ser contraído pelo uso de privadas
Candidíase - A doença também pode ser contraída com o uso do banheiro que não estiver higienizado corretamente
Norovírus - Pesquisas indicaram a presença de microorganismos perigosos nos assentos, como o norovírus, vírus normalmente encontrado em cruzeiros
Corrimento - Se o vaso sanitário não for higienizado da maneira correta, pode haver o risco de se contrair corrimentos
Infecção urinária - O problema também pode ser adquirido caso a privada não for limpo de forma adequada
Fontes: New York Times - Vix